Anúncios
DicasNews

Computadores atraem compradores de todo mundo, inclusive do Brasil


Defasagem tecnológica é principal fator impulsionador das compras de computadores móveis nos Estados Unidos

computador

“A diferença entre os produtos comercializados nos EUA e no Brasil atualmente é muito grande. Os produtos lançados aqui levam meses e às vezes anos para chegarem ao mercado brasileiro. Poderíamos citar várias razões para isso mas a principal é o custo final do produto ao chegar ao Brasil.” Com essa declaração, o consultor de tecnologia Valdemar Silva Jr. resume com exatidão o principal motivo para os brasileiros comprarem produtos de última geração antes deles chegarem ao Brasil. Os iPhones, no entanto, conseguem chegar com  mais rapidez ao mercado brasileiro, porém, os preços são desanimadores.

Os produtos mais procurados pelos brasileiros quando fazem suas compras em Miami são os tablets e os smartphones, entretanto, os laptops têm boa procura. Na verdade, os tablets já foram mais procurados, todavia, estão perdendo mercado para os smartphones, segundo o consultor: “Não é que eles perderam o encanto. O que vem acontecendo é o aumento da tela e da capacidade de processamento dos smartphones, que, dessa forma, estão tomando o espaço dos tablets. Os tablets, por sua vez, estão se aproximando em termos de performance e características dos laptops e consequentemente ameaçam o mercado destes. É uma tendência natural a convergência de várias funções em um produto novo substituir outro antigo. Um exemplo clássico são as câmeras pequenas, relógios e outros periféricos substituídos pelos smartphones”.

Por falar em encanto, os produtos da Apple estão entre aqueles que se tornaram ícones da tecnologia. Segundo Silva Jr., “a Apple, além de ter uma equipe de design magnífica, gasta milhões em publicidade e isto faz toda a diferença. Como sempro digo, você pode comprar uma calça jeans por $10 ou $1000 dólares, com as mesmas características, produzidas com o mesmo tecido e o mesmo design, a diferença estará na marca. A Apple é quem produz o hardware e o software dos seus produtos e neste caso tem maiores chances de sucesso”.

Sobre o hardware, ele não vê uma diferença significativa entre os concorrentes – HP, Sony, Samsung, ASUS, Dell, etc. “Existe muita confusão no mercado por causa das marcas. Até pouco tempo atrás todas as marcas acima usavam os mesmos fabricantes das principais peças e apenas montavam um cabinete com sua marca e pronto. Atualmente os fabricantes vêm buscando desenvolver melhor o seu produto com características bem exclusivas mas mesmo assim muitas das partes ainda são as mesmas, o que me leva a afirmar que a marca, neste caso, não tem tanta importância. O que é necessário saber é se determinada marca tem um bom serviço ao cliente”, aconselha o consultor.

Em relação à diferença de preços entre os computadores e acessórios vendidos nos EUA e no Brasil, ele não tem dúvida. Nem mesmo a desvalorização do real eliminou essa defasagem. “A diferença é realmente substancial. Tecnologia de ponta custa caro mesmo aqui nos EUA, todavia no Brasil este valores são exorbitantes”, garante.

Por falar em defasagem, os produtos comercializados no Brasil não conseguem acompanhar a tecnologia atualizada de países do primeiro mundo e ficam bem aquém em comparação àqueles vendidos nos EUA. “Há exceções, como no caso dos iPhones e iPads da Apple, mas os preços são bem salgados”, reafirma Silva Jr.

Em relação à atualização de um computador antigo em vez de comprar um novo por ano, o consultor de informática tem algumas sugestões. “Todas vezes que compramos o computador mais barato teremos a necessidade de atualizá-lo em um curto período de tempo. Tente sempre se informar sobre as tecnologias presentes naquele computador que você está interessado e, caso não tenha tempo ou disposição, procure um profissional. O melhor e mais barato upgrade para um computador é a memória, seguido pela troca do disco rígido mecânico por um solid state drive”, afirma.

Quem quiser saber mais sobre consultoria tecnológica ou precisar de uma assessoria na compra de um computador em Miami, pode entrar em contato com o blog antoniotozzi.com.

 

 

Anúncios
Sobre Tozzi (71 artigos)
A class of 1979 graduate from FAAP with over 30 years’ experience, he has also worked for 5 years for Grupo O Estado de S.Paulo/Jornal da Tarde, all the while also freelancing for publications such as Exame, and magazines such as Grupo Ideia, editora da IstoÉ, e Química e Derivados, da editora QD. In the media relations world, he worked for Burson Marsteller in São Paulo, one of the sector's most highly regarded companies wherein he held the title of Gerente de Imprensa and fulfilled the job function of coordinating the activities of his fellow colleagues. In the United States, he has become known as one of the nation’s top Portuguese-speaking journalists having in his curriculum the experience of being editor-in-chief of such publications such as Florida Review in Miami and AcheiUSA in Broward. Furthermore, in South Florida, he collaborated on the journal, O Estado de S.Paulo, with the radio station CBN, and was editor of Sony magazine’s Portuguese branch. His work in television includes CBS Telenotícias, which provided Brazil with journalistic information and PSN, a sports station, wherein he produced the tennis broadcasts. Finally, he also worked for RIT TV as a director of journalism. He worked as a color commentator for NBA games, which are broadcast live to Brazil via TNT (Canal Space Brasil) and also a weekly contributor to the website Direto da Redação. He is a translator who counts on a client base which includes the likes of Motorola, Wacom, and ViewSonic among others.

1 comentário em Computadores atraem compradores de todo mundo, inclusive do Brasil

  1. Republicou isso em Dicasdotozzie comentado:

    O Blog #dicasdotozzi foi criado para responder suas dúvidas. Dicas sobre como ter acesso aos melhores serviços, passeios, compras, entretenimento e descontos.

    Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: