Focus Brasil: local de debates da comunidade brasileira no Exterior

Carlos Borges, idealizador de eventos brasileiros nos Estados Unidos, organizará mais uma edição do Focus Brasil e do Brazilian Press Awards
Para quem não o conhece, Carlos Borges é apenas um organizador de eventos, no entanto, para quem conhece Carlos Borges sabe que ele é o dínamo que consegue impulsionar e materializar suas ideias. Vivendo nos Estados Unidos há um quarto de século, este baiano irriquieto foi o criador do Miss Brasil-USA, concurso de misses que reúne garotas nascidas no Brasil ou filhas de brasileiros/brasileiras, e do Brazilian Press Award, que premia os destaques da comunidade brasileira nos EUA e confere prêmios a personalidades do Brasil. Na edição deste ano, por exemplo, as personalidades homenageadas são o piloto Rubens Barrichello, o apresentador Serginho Groisman. A atriz Glória Pires, além da cantora Margareth Menezes, que fará o show do encerramento do evento, receberão o Lifetime Achievement, juntamente com João Donato e João Bonifácio de Oliveira Sobrinho, o “Boni”.

Atriz Gloria Pires receberá o Lifetime Achievement na festa de encerramento do Brazilian Press Awards
Depois do sucesso dessas iniciativas, Carlos Borges criou aquele que talvez seja o evento de maior expressão: Focus Brasil. Na edição deste ano, o engajamento político dos brasileiros que vivem nos Estados Unidos e a dinâmica de empreendedorismo das mulheres imigrantes são duas temáticas que estréiam na edição anual do Focus Brasil, plataforma multidisciplinar de eventos cobrindo diversos temas de interesse dos brasileiros no exterior. O evento realiza-se mais uma vez no Broward Center for the Performing Arts, em Fort Lauderdale, de 10 a 13 de maio, com uma agenda que privilegia um dia inteiro dedicado a negócios, com o Painel de Business, coordenado pelo Brazilian Business Group – grupo de empresários brasileiros que atuam na Flórida.
O Focus Brasil South Florida 2017 será aberto no dia 10 de maio, com um debate sobre engajamento político dos brasileiros, seja cidadãos norte-americanos, residentes legais ou indocumentados. Nos últimos anos, esta perspectiva vem ganhando força com candidaturas e alianças, mas a movimentação ainda está longe de ser expressiva. Recentemente, tivemos uma candidata que concorreu ao cargo de vereadora em uma cidade daqui (Renata Castro Alves) e outra que é representante do Partido Democrata no Sul da Flórida (Isabel Ferreira).
No dia seguinte, serão realizados os painéis dedicados aos negócios, sob coordenação do BBG-Brazilian Business Group. Na sexta-feira, dia 12 de maio, haverá o Painel do Conselho de Cidadãos Brasileiros, grupo consultivo de representantes da comunidade brasileira junto ao Consulado Geral do Brasil em Miami. Com o histórico recente de eventos importantes e de grande público, o Conselho prepara uma agenda focada no tema mais polêmico do momento, a questão dos imigrantes indocumentados e as novas e ameaçadoras políticas do atual governo de Donald Trump.
Também estará em destaque o empoderamento das mulheres, tema escolhido para ser apresentado no sábado, 13 de maio, pela manhã.
No sábado à noite, haverá o encerramento do Brazilian Press Awards com o show da cantora baiana Margareth Menezes, que celebra seus 30 anos de carreira, juntamente com sua banda.

Cantora baiana Margareth Menezes comemora seus 30 anos de carreira com show de encerramento do Brazilian Press Awards
Por falar em show musical de boa qualidade, vale a pena destacar o pocket show de Kenia, cantora brasileira de jazz, que agitou o espaço reservado a eventos e pequenos shows no restaurante Viva Brazil, que fica na 1657 S 21st Ave, em Hollywood.

Kenia, cantora brasileira de jazz, fez um show intimista para convidados no Viva Brazil Restaurant na quinta-feira, 4 de maio
Acompanhada por uma banda de qualidade, Kenia desfiou uma série de canções do jazz americano e brasileiro, sempre com uma levada cheia de swing. Destaque para a versão feita por ela para o clássico “Sá Marina”, do maestro Antonio Adolfo e Tibério Gaspar, falecido recentemente. Nota 10 para o show, realizado no dia 4, e também para o espaço e para a culinária. Aliás, quem quiser saborear uma boa comida brasileira, pode seguir esta dica: Viva Brazil Restaurant. O mestre de cerimônias foi Stu Grant, um americano fanático por jazz puro, que tem um website próprio para divulgar este gênero musical. Os fãs do gênero podem curtir jazz de qualidade ouvindo www.cooljazzflorida.com. E todas noites de sexta-feira ele reserva o horário entre 7 e 9 horas para divulgar o melhor do jazz latino e brasileiro. Se você é apreciador de jazz, siga mais esta dica.
Mais umas das #dicasdotozzi
Deixe um comentário