Anúncios
DicasNews

Consulado-Geral do Brasil em Miami facilita atendimento ao público


Mais umas das #dicasdotozzi


Consulados brasileiros em outros países muitas vezes são criticados pelo atendimento aos seus conterrâneos. Algumas vezes, a crítica é procedente, porém, outras vezes é exagerada, agravada pelo stress que turistas ou residentes estão passando pela pressa de receber o documento solicitado.

brasil

No entanto, vendo pelo lado dos consulados, nem sempre a culpa do atraso deve-se à má vontade dos funcionários ou ao excesso de burocracia. Geralmente, isto ocorre porque há poucos funcionários para atender à demanda cada vez mais crescente, sobretudo no Consulado-Geral do Brasil em Miami, um dos mais movimentados do mundo ao lado do consulado sediado em Nova York.

Para tentar administrar essa demanda, o Consulado-Geral do Brasil em Miami atenderá ao público somente com horário agendado, a partir de 13 de junho. A nova regra vale para todos os serviços consulares, que incluem passaportes, registros, atos notariais, procurações, documentos militares e eleitorais, e vistos. Quem não fizer agendamento prévio, não será atendido, garante o embaixador Adalnio Senna Ganem, cônsul-geral do Brasil em Miami.

consulado-miami-eua

O processo de agendamento inicia-se no dia 1º de junho por meio do link disponível no endereço eletrônico e nas redes sociais do Consulado-Geral (http://miami.itamarati.gov.br/pt-br/main.xml e http://www.facebook.com/Consulado-Geral-do-Brasil-em-Miami-206547676032829/). Agenda para reserva de datas estará sempre aberta para os 30 dias seguintes.

Para completar o agendamento, o usuário terá de preencher nome, telefone e endereço de e-mail válido. Os dados devem ser informados corretamente porque a confirmação do agendamento será enviada por e-mail. Vale a pena enfatizar ser o agendamento intransferível e válido apenas para o cidadão indicado no formulário. Não serão processados serviços de pessoas que não estiverem registradas no agendamento e, no documento consular solicitado, deverá constar o mesmo nome informado no agendamento. Somente para passaportes será possível agendar para o titular e membros de sua família. No formulário de agendamento, deverão ser solicitados os nomes de todos os requerentes, grau de parentesco e documentos solicitados.

adalnio
Embaixador Adalnio Senna Ganem, cônsul-geral do Brasil em Miami.

O cônsul-geral enfatizou que o solicitante deverá comparecer ao consulado com antecedência mínima de 15 minutos antes do horário agendado, pois os atrasos não serão tolerados. Caso não possa comparecer no horário agendado, o requerente poderá remarcar o agendamento com até 24 horas de antecedência e o cancelamento poderá ser feito até duas horas antes do horário marcado.

 

 

Ainda dentro desse processo de facilitar o atendimento ao público, o Consulado-Geral do Brasil em Miami terá um cônsul-honorário em Orlando:

1952dfc
Joel Stewart será o cônsul-honorário do Brasil em Orlando

Também nesse caso, o atendimento em Orlando será realizado exclusivamente por agendamento, a cada duas semanas. Em cada visita, ele deverá permanecer entre dois e três dias na cidade. Para agendar seus serviços, o requerente deverá acessar o link http://miami.itamaraty.gov.br/pt-br/consulado_honorario.xml.

 

O cônsul-honorário prestará assistência consular, orientação jurídica e apoio para serviços consulares, tais como procurações e atestados. Entretanto, ele não tem poder para emitir documentos consulares, como passaportes, registros, vistos, documento militar e título de eleitor, bem como não fará recolhimento de documentos para serviços que possam ser feitos pelo correio. Para saber mais sobre estes serviços, recomenda-se aos brasileiros acessar o site http://miami.itamaraty.gov.br/pt-br/.

 

Deve-se enfatizar que o sistema de agendamento também será adotado para os turistas brasileiros que estiverem de visita à Flórida, salvo, é claro, em casos de emergência, como pessoas que foram vítimas de roubo e perderam seus passaportes. Aí, será concedido um documento provisório que permite aos visitantes retornarem ao Brasil, onde terão de providenciar novos passaportes.
dicasdotozzi-1

Mais umas das #dicasdotozzi

Anúncios
Sobre Tozzi (62 artigos)
A class of 1979 graduate from FAAP with over 30 years’ experience, he has also worked for 5 years for Grupo O Estado de S.Paulo/Jornal da Tarde, all the while also freelancing for publications such as Exame, and magazines such as Grupo Ideia, editora da IstoÉ, e Química e Derivados, da editora QD. In the media relations world, he worked for Burson Marsteller in São Paulo, one of the sector's most highly regarded companies wherein he held the title of Gerente de Imprensa and fulfilled the job function of coordinating the activities of his fellow colleagues. In the United States, he has become known as one of the nation’s top Portuguese-speaking journalists having in his curriculum the experience of being editor-in-chief of such publications such as Florida Review in Miami and AcheiUSA in Broward. Furthermore, in South Florida, he collaborated on the journal, O Estado de S.Paulo, with the radio station CBN, and was editor of Sony magazine’s Portuguese branch. His work in television includes CBS Telenotícias, which provided Brazil with journalistic information and PSN, a sports station, wherein he produced the tennis broadcasts. Finally, he also worked for RIT TV as a director of journalism. He worked as a color commentator for NBA games, which are broadcast live to Brazil via TNT (Canal Space Brasil) and also a weekly contributor to the website Direto da Redação. He is a translator who counts on a client base which includes the likes of Motorola, Wacom, and ViewSonic among others.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: