Anúncios
DicasNews

Memorial Day celebra os combatentes mortos em guerras


…Diz-se ter sido inspirado pela maneira como os sulistas honravam os mortos….


 

memorial-day 1

A história do Memorial Day data da época da Guerra Civil Americana. Começou como um evento para honrar os soldados que haviam morrido durante a guerra. Diz-se ter sido inspirado pela maneira como os sulistas honravam os mortos. A celebração nacional original do Decoration Day foi realizada em 30 de maio de 1868. Vinte e quatro cidades do país reivindicavam para si terem sido o local onde nasceu a tradição do Memorial Day. Mas Waterloo, em Nova York, foi declarada oficialmente como o berço do Memorial Day pelo presidente Lyndon Johnson em maio de 1966.

Lyndon Johnson

 

 

No final do século 19, o feriado (anteriormente chamado de Decoration Day) tornou-se conhecido como Memorial Day e expandiu-se para incluir os veteranos que morreram em combate durante todas as guerras nas quais se envolveram as forças militares americanas.

Antigamente, o feriado costumava ser comemorado no dia 30 de maio, independentemente do dia da semana. Em 1968, com aprovação da lei de uniformização dos feriados, a data passou a ser móvel e é celebrada na última segunda-feira do mês de maio. Aliás, todos feriados americanos são celebrados às segundas-feiras para evitar as chamadas “emendas” – muito praticadas no Brasil, por exemplo -, com exceção do Ano Novo, Dia da Independência, Thanksgiving e Natal. Este ano, por exemplo, o Memorial Day será celebrado no dia 28 de maio.

Tradicionalmente, Memorial Day é visto como um período para lembrar e honrar aqueles que pereceram defendendo o país. Por todo Estados Unidos é comum visitar cemitérios, particularmente os militares, e decorar os túmulos dos falecidos com flores, miniaturas de bandeiras e coroas de flores.

memorial-day

Outras tradições comuns do Memorial Day incluem o hasteamento da bandeira dos EUA até o topo do mastro e depois baixá-la a meio pau para voltar a erguê-la à altura máxima no meio-dia. Baixar a bandeira a meio pau representa uma maneira de honrar os soldados que morreram pelo país. Já o reerguimento da bandeira simboliza a luta pela Liberdade para lembrar que os heróis da nação não morreram em vão.

memorial-day

No gramado do lado oeste do Capitólio em Washington, um concerto de Memorial Day é realizado anualmente e transmitido ao vivo para toda nação. Além disto, há vários desfiles de Memorial Day nas pequenas e grandes cidades do país. Muitos usarão papoulas vermelhas. Esta tradição surgiu do famoso poema do canadense John McCrae conhecido como ‘In Flander’s Fields’, do qual Moina Michael teve a ideia de usar papoulas vermelhas no Memorial Day emn honra daqueles que morreram a serviço da nação durante a guerra.

A grandiosidade do feriado espalhou-se entre os civis e muita gente usa a data para homenagear seus mortos, indo aos cemitérios e depositando flores em seus túmulos, a exemplo do que é feito no Dia de Finados no Brasil.

naples

E, claro, que muitos preferem aproveitar o feriadão e viajar, sobretudo para praias e lagos, pois os Estados Unidos estão na primavera (este é o único feriado americano desta estação), e as temperaturas costumam estar altas, convidativas, portanto, para usufruir diversão ao ar livre. As autoridades policiais apenas alertam para ninguém se exceder na bebida a fim de evitar acidentes, tanto em terra como na água, porque muita gente não presta atenção ao leme e as consequências podem ser fatais.

Mais umas das #dicasdotozzi

 

Anúncios
Sobre Tozzi (117 artigos)
A class of 1979 graduate from FAAP with over 30 years’ experience, he has also worked for 5 years for Grupo O Estado de S.Paulo/Jornal da Tarde, all the while also freelancing for publications such as Exame, and magazines such as Grupo Ideia, editora da IstoÉ, e Química e Derivados, da editora QD. In the media relations world, he worked for Burson Marsteller in São Paulo, one of the sector's most highly regarded companies wherein he held the title of Gerente de Imprensa and fulfilled the job function of coordinating the activities of his fellow colleagues. In the United States, he has become known as one of the nation’s top Portuguese-speaking journalists having in his curriculum the experience of being editor-in-chief of such publications such as Florida Review in Miami and AcheiUSA in Broward. Furthermore, in South Florida, he collaborated on the journal, O Estado de S.Paulo, with the radio station CBN, and was editor of Sony magazine’s Portuguese branch. His work in television includes CBS Telenotícias, which provided Brazil with journalistic information and PSN, a sports station, wherein he produced the tennis broadcasts. Finally, he also worked for RIT TV as a director of journalism. He worked as a color commentator for NBA games, which are broadcast live to Brazil via TNT (Canal Space Brasil) and also a weekly contributor to the website Direto da Redação. He is a translator who counts on a client base which includes the likes of Motorola, Wacom, and ViewSonic among others.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

%d blogueiros gostam disto: